Empreendedorismo Materno

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0033_preview.jpeg

Minha história com o empreendedorismo materno começou a partir da pandemia em 2020. Nesse período meu filho estava com 2 aninhos e já tinha iniciado na creche estudando em meio período. Porém ao passar todo tempo em casa com ele novamente, pois as aulas estavam suspensas sem previsão de retorno, tive a certeza de que não gostaria de ficar muito tempo longe dele durante seu crescimento.

E quanto mais tempo eu passava com ele mais essa certeza se reafirmava em mim. O que fazer então para conseguir trabalhar e ficar pertinho dele sem precisar perder horas e horas em trânsito, cumprindo horário, tendo metas e mais metas a bater quando tudo isso passasse? Como conseguir ter uma renda e ao mesmo tempo não abrir mão de acompanhar o desenvolvimento dele?

O início do empreendedorismo.

Foi aí que comecei a pensar muito em uma maneira de trabalhar em algo que eu gostasse muito (pois nessa época eu estava estudando para concursos e já estava bem desmotivada). Pensei bastante e percebi o quanto de tempo que eu passava navegando na internet, então por que não unir o útil ao agradável? Comecei a pesquisar como trabalhar em casa pela internet, e descobri um curso de Consultora de E-commerce de uma escola chamada Ecommerce na Prática, a maior escola desse setor no Brasil. Me lembro bem que no momento em que estava assistindo ao vídeo que apresentava o curso, uma informação me chamou atenção, eles disseram que os alunos que se destacassem teriam chance de fazer uma parceria com eles. Gostei muito da ideia, me matriculei no curso e dei início ao que seria a coisa mais ousada que faria (empreender do zero) para me tornar uma profissional liberal, coisa que antes eu jamais havia pensado devido ao falso sentimento de estabilidade que a CLT sempre me demonstrou.

Não Foi Fácil.

Me dediquei muito estudando nas madrugadas em meio a um momento sem nenhuma estrutura, nem de creche, nem de babá, nem de diarista, nem de ninguém. Pois estávamos em plena pandemia, éramos meu filhote, meu marido e eu apenas. Até hoje eu me pergunto de onde eu tirei tanta força!

Fiz o curso em 3 meses e recebi meu certificado, agora eu era uma Consultora de E-commerce! E por onde começar? Eu sabia, pois no curso eles deram todo caminho, mas bateu muita insegurança… Até que com o passar do tempo e fazendo conteúdos para minhas redes sociais percebi que as pessoas confundiam Consultoria para Ecommerce com Gestão de Redes Sociais – e a demanda para trabalhar como Social Media começou a me interessar, pois eu sempre fui muito ligada nas redes sociais.

Dali em diante o planejamento inicial de trabalhar dando consultoria de E-commerce para empresários ficou um pouco de lado para me dedicar exclusivamente ao Marketing Digital focado em Gestão para Mídias Sociais. Embora ambas as áreas sejam bem atreladas são nichos diferentes. Iniciaria a partir daí outros cursos sobre Marketing Digital para me aperfeiçoar como Social Media.

Em quanto tempo eu tive resultado?

Nessa linha do tempo, entre iniciar o curso de consultora em julho de 2020 e iniciar no Marketing Digital em outubro, nesse mesmo mês eu fechei o primeiro contrato com um cliente para prestação de serviço como Social Media e o segundo viria em novembro. Bingo! Havia me encontrado naquele momento. Feliz da vida por estar colhendo alguns frutos do meu esforço.

O que eu não contava é que em fevereiro de 2021 eu receberia uma ligação do Ecommerce na Prática me convidando para fazer a tal parceria mencionada no vídeo de divulgação do curso. E agora? Já estava focada no projeto de social media, adquirindo novos clientes e a demanda estava aumentando. Mesmo assim resolvi aceitar o desafio, pois não poderia desperdiçar aquela grande oportunidade. A partir desse momento comecei a conciliar as duas funções: Consultoria para Ecommerce e Social Media.

Descobrindo o Marketing para Afiliados…

Pesquisando sobre marketing digital no Youtube assisti alguns vídeos em que apareciam mulheres divulgando o Marketing de Afiliados de forma bem profissional, o que me chamou bastante atenção! Fui investigar o que seria esse mercado e descobri que nada mais era do que divulgar (vender) produtos e infoprodutos pela internet e receber percentuais significativos sobre as vendas realizadas. Percebi que esse mercado era bem promissor, porque não precisaria de grandes investimentos financeiros. Achei interessante iniciar esse novo projeto porque seria uma oportunidade de aumentar meus ganhos.

Enquanto aprendia mais sobre o marketing para Afiliados, descobri que umas das autoridades nesse assunto era o Alex Vargas, “maratonei” os vídeos do canal dele e gostei muito das aulas que ele dava lá. Em dezembro de 2020 fiz minha matrícula no curso Fórmula Negócio Online, e um novo ciclo de estudos começaria.

Apesar de ser formada em Administração de Empresas, desde 2013, nunca havia pensado em me especializar em marketing, muito menos em marketing digital.

Qual é o caminho?

Bom eu escrevi isso tudo para que? Primeiro para você conhecer a minha história e ver que é possível encontrar um caminho que dê para conciliar vida profissional e maternidade. No início não é fácil, precisamos nos descobrir como empreendedoras, saber qual nicho atuar e decisões desse tipo não são fáceis de tomar. Eu mesma iniciei em um curso, comecei a atuar em outra área após a formação e como esse mercado do empreendedorismo digital é bem amplo e cheio de oportunidades, acabei não conseguindo escolher um só. Me divido entre 3 áreas (Ecommerce, Social Media e Mkt Afiliados) porém elas se relacionam muito bem, o que não me causa transtornos.

Para mim não é nenhum sacrifício me dedicar a essas 3 áreas porque eu sempre fui uma pessoa multitarefa, mas se esse não é o seu perfil, escolha a que seu coração bater mais forte, se dedique e o resultado com certeza virá!

Caso você também seja mãe e esteja se identificando com minha história eu te falo, vem comigo que eu posso te ajudar. Topa?!

E te digo mais: não escute vozes externas, escute o que seu extinto te diz para fazer, você pode até se enganar, mas é melhor se enganar tentando acertar do que paralisar por medo de errar ou do que as pessoas irão falar. Alguém paga seus boletos?! Então você não tem que se preocupar com opiniões externas! rsrs

Tente uma, duas, três…dez vezes se for o caso até acertar! Só não deixe de tentar. Por um momento eu achei que comecei a empreender tarde, aos 36 anos, mas antes tarde do que nunca!

Estou me realizando

Hoje trabalho em casa, cuido do meu filhote e não paro mais de estudar e me aperfeiçoar, afinal a gente sempre tem coisas novas para aprender, ainda mais em um mercado tão dinâmico como o da internet. Estudar é o caminho, estar sempre atenta às novidades é primordial para você se DESTACAR. Sei que ainda tenho muito a evoluir, mas não estou com pressa. Um passo de cada vez, porque sei que a jornada será longa, porém o caminho está sendo muito prazeroso. Já tive algumas conquistas significativas nesse 1 ano como empreendedora que nem imaginava quando comecei.

Uma coisa que eu amo muito nessa minha profissão é a liberdade geográfica, poder trabalhar de qualquer lugar para mim não tem preço!

Na data que estou escrevendo este depoimento (24/10/2021) tem exatamente 1 ano do meu início ao empreendedorismo digital, hoje já sou MEI, tenho uma assistente, uma carteira com 6 clientes fixos de Social Media, clientes de Ecommerce da minha parceria com o EnP e finalizando a minha estrutura para o Marketing de Afiliados. Hoje trabalho de casa, cuido da minha família e ganho mais do que quando era do mundo corporativo. E as parcerias não param de aparecer! 😉

Meu objetivo não é te dizer que é fácil porque não é! Ser sua patroa requer muito foco, determinação, abrir mão de laser as vezes, mas é recompensador!

Conte comigo.

Desejo muito sucesso a você que está buscando se encontrar profissionalmente, principalmente para conciliar seu trabalho com a maternidade, e nós mulheres somos muito mais capazes do que imaginamos!

Esse blog não será exclusivamente voltado para mulheres/mães, quero ajudar qualquer um que chegue aqui querendo uma mudança de vida, uma orientação, um rumo… independente do sexo, pode ser tanto homem quanto mulher. Mas minha satisfação maior será saber que estarei ajudando mulheres/mães a prosperarem profissionalmente e se sentirem realizadas.

Acredite em VOCÊ assim como eu acreditei em mim! Bjs e fiquem com Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *