O primeiro passo para quem quer iniciar um negócio é descobrir qual Nicho de Mercado irá atuar. Isso te ajudará, entre outras coisas, a ser mais certeiro nos investimentos de marketing digital da sua empresa, pois após definir seu nicho você poderá definir também a persona do seu negócio conseguindo dessa forma direcionar sua comunicação para o público específico ao qual tenha interesse pelo seu produto ou serviço. Além disso a escolha de um nicho pouco explorado ou com poucos concorrentes pode te dar maiores possibilidades de sucesso.
É muito comum nessa etapa do negócio as pessoas travarem por não saberem qual direção seguir até definir em qual nicho irá atuar. E por que isso ocorre? Porque muitas pessoas quando pensam em abrir um negócio não tem conhecimento da importância de segmentá-lo, afinal ela estará investindo tempo e dinheiro em algo novo e sem estudar o mercado será bem mais difícil consolidar esse negócio.
Dependendo do seu negócio, se for um marketplace por exemplo, é possível falar para pessoas de todas as idades e classe social, como faz a Lojas Americanas que vende desde lingerie até brinquedos infantis.
Já a Centauro, que vende produtos esportivos o público dela é bem segmentado, o que requer maior cuidado na comunicação. Nesse nicho você terá que ser muito específico na hora da sua comunicação.
Então de forma bem simples eu quero exemplificar para você o que é Nicho e Subnicho, e caso seja essa sua dificuldade poder te ajudar.
Nicho
É uma parte de determinado mercado, ou seja, é a identificação de um grupo de consumidores menores dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos.
Por exemplo: Dentro do mercado de saúde existem outros nichos: Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Alimentação Saudável e etc. É um mercado super amplo e competitivo.
Subnicho
São parcelas ainda menores e com uma demanda pouco ou nada atendida dentro de um nicho. Por exemplo, ainda falando sobre o mercado de saúde – nicho de alimentação saudável, podem existir pessoas em busca de alimentos hipoalergênicos ou veganos que não estejam tendo suas necessidades atendidas pelo mercado.
Uma empresa que esteja nesse segmento – de alimentação saudável, ao identificar essa “brecha” pouco ou nada explorada, poderá iniciar uma estratégia de vendas desse determinado produto e começar a fazer campanhas de marketing digital diretamente voltadas para esse subnicho e assim suas chances de obter sucesso serão muito maiores, pois ela estará falando com potenciais clientes que necessitam ter suas dores e anseios atendidos.
Como encontrar um nicho que você goste?
É muito importante para você que deseja empreender, em qualquer setor que seja, que você escolha um nicho que goste, pois a partir do momento que iniciar seu negócio você viverá isso 24h por dia, então trabalhar com algo que não goste será um sofrimento, mesmo que esse nicho seja muito lucrativo não se manterá por muito tempo devido à falta de afinidade. O ideal é que você encontre um nicho lucrativo cruzando com suas habilidades.
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa busca:
Google Keyword Planner: É um buscador de palavras-chave do Google. Lá você coloca as palavras-chave relacionadas ao nicho que você se identifica e ao clicar em pesquisar aparecem várias outras palavras referentes a esse nicho. A partir daí é possível você saber o que as pessoas estão buscando, se tem muita procura por esse assunto e obter vários insights para o seu negócio.
Mercado Livre Tendências: Uma ferramenta que poucos conhecem mas que ajuda muito na pesquisa de nichos lucrativos, pois ela mostra por categoria quais os produtos mais procurados dentro do Mercado Livre e assim você consegue não só saber os produtos mais buscados como a quantidade vendida nos últimos meses e por quanto está sendo vendido assim como o valor do frete. Dessa forma é possível confirmar se o nicho que você escolheu é promissor ou não.
Ubersuggest: Nessa ferramenta você pode entender através de pesquisa em sites do mesmo nicho que você deseja atuar se as estratégias de conteúdo usadas por eles estão dando certo. Essa ferramenta te dará não só acesso às palavras-chave mais usadas pela concorrência como ideias de conteúdo, informações sobre Backlinks. Todas essas informações baseadas em pesquisas feitas pelo Google, o que significa dizer que é super relevante.
Agora que você já entendeu o que é nicho e subnicho, sua importância e como descobrir se o nicho da sua preferência é rentável ou não, coloque em prática as dicas que eu te dei e analise como você pode começar. Vale a pena lembrar que no início é preciso muito teste e pesquisa de mercado, e essas dicas não são garantias de que você acertará de cara, mas posso te garantir que não começar atirando no escuro já é uma excelente maneira de começar a empreender. Boa Sorte!
Permalink
Realmente a definição do nicho de mercado antes de qualquer atuação nele fará toda a diferença inclusive para quem quer fazer o lançamento de produtos digitais, tão em alta ultimamente.
Super interessante as indicações dos sites de busca para ajudar na escolha.
Parabéns pelo artigo!
Permalink
Olá Daniela! Fico feliz que tenha gostado. Sucesso!!